casa da lulu

quinta-feira, fevereiro 10, 2005

Enquanto isso, A hora da estrela está aqui do lado me chamando, sorrindo, cúmplice do meu sofrimento, ansioso por ser novamente lido, devorado, sorvido. Quando o leio tenho vontade de copiar mais da metade do livro aqui, Clarice Lispector tem umas tiradas ótimas e fico doida de vontade de dividir aquelas delícias com vocês. Por falar em meditações, tem até uma passagem sobre isso em A hora..., olha só:

"Sobretudo dedico-me às vésperas de hoje e ao hoje, ao transparente véu de Debussy, a Marlos Nobre, a Prokofiev, a Carl Orff, a Schönberg, aos dodecafônicos, aos gritos rascantes dos eletrônicos -- a todos esses que em mim atingiram zonas assutadoramente inesperadas, todos esses profetas do presente e que a mim me vaticinaram a mim mesmo a ponto de eu neste instante explodir em: eu. Esse eu que é vós pois não agüento ser apenas mim, preciso dos outros para me manter de pé, tão tonto que sou, eu enviesado, enfim que é que se há de fazer senão meditar para cair naquele vazio pleno que só se atinge com a meditação. Meditar não precisa ter resultados: a meditação pode ter como fim apenas ela mesma. Eu medito sem a palavra e sobre o nada. O que me atrapalha a vida é escrever."

ô, delícia.