casa da lulu

quinta-feira, fevereiro 10, 2005

desabafo
Há um mês estou tentando ler Meditações Metafísicas, de Descartes. Não lembro de ter lido outro livro tão ruim, de leitura tão arrastada, embolada, e olha que tenho uma lista de livros que detestei de cabo a rabo. Exatamente por ser Descartes, esperava uma leitura densa, profunda, clara e, dã, cartesiana, o que pra mim significava (atentem: significava) idéias concatenadas, pensamento ágil, claro, objeitvo, preciso. Em vez de ir direito ao ponto, Descartes dá a volta ao mundo para, bem, falar batatadas que do alto da minha santa inguinorança não concordo com nada que ele diz nesse livro. O fato de não me interessar pelo assunto abordado (a prova da existência de deus) também pesa e muito. Respiro fundo e prossigo a leitura. E o que poderia ser uma atitude sado-masô é pura necessidade: tenho uma prova sobre o livro maledeto na segunda, e nem sei como vai ser já que dificilmente vou conseguir acabar de lê-lo a tempo. Quer dizer, é claro que sei como vai ser a prova: um vexame.
em poucas palavras: odeio esse livro.