casa da lulu

quinta-feira, janeiro 05, 2006

que o mundo é um kinder* eu sei. e pra comprovar a tese, encontrei uma amiga de faculdade num ccbb lo-ta-do hoje, final da tarde.

estava sem óculos e eles têm me feito falta. final da tarde é fatídico: vejo ao longe meio embaçado (e perto também, tsc). ouquei, estavam na bolsa mas a preguiça impera. aí olhei e será que aquela loirinha é ela? hummm... o jeito de andar é esse; a bunda é parecida; e ela tem esse cinto: é ela. e fui lá, né. era.

mas nem fui ao centro por causa da exposição. queria um livro pra faculdade. é sempre terrível ir na travessa porque fico precisada de todos aqueles livros. e ainda tem a papel craft ali do lado, me tentando. saí ilesa, apenas com o livro que precisava.

e depois de resolver tudo e comprar as encomendas de vovó (sim, vovó faz encomendas, me traz isso, isso e aquilo da cidade), já entrando no ônibus, mamãe ligou e disse que estava indo ver a exposição. dei meia volta e aproveitei pra passar na granado e ver a reforma. e as novidades. adoro cheiros: mais uma sacolinha na mão.

e a exposição: por ti américa é linda e enorme. vá com tempo. e faça a visita guiada. gire nos calcanhares e retorne ao início da exposição, saboreando cada peça. cada uma mais linda que a outra. há uma parte na qual são exibidos os tecidos confeccionados pelos povos pré-colombianos. fiquei de cara. são tecidos coloridos, com bordados lindos e finos, acabamento impecável, uma padronagem divina. mais bonitos que os tecidos de hoje, acreditem. e há tecidos confeccionados há mais de dois mil (!) anos. e umas rendas com desenhos de peixes, um desbunde. só indo lá ver pra entender o que estou falando.

e dentre os muitos vasos, vi um com a representação de quetzalcoatl. e só quem teve aula de américa com dom rodrigo que vai entender a emoção que é ver a representação dessa deidade.

e pra tudo o que via, pensava, ah, se o e. estivesse aqui ele ia gostar disso e ia detestar aquilo. ia rir quando lesse isso. e talvez achasse a exposição longa demais. e pensei algumas outras coisas impublicáveis.

vi uns badulaques na travessa de (vocês estão de prova, a travessa me perseguiu hoje!) e tive que me conter que não havia mais dinheiros disponíveis nem na carteira nem no banco. ainda bem :) (só deu pra comprar um lápis e um marcador de livro da exposição :p )

por ti américa** fica até dia 29 aqui no rio e depois passa por brasília e são paulo. não perca essa oportunidade.

e ainda há performances pela rotunda. os meninos e moças dançam, tocam e cantam. muito bacana.



kinder, de kinder ovo.
** não tinha que rolar uma vírgula, não? pra ficar por ti (vírgula) américa?