casa da lulu: eu avisei

quarta-feira, outubro 26, 2005

eu avisei



e foi ótimo. ariano suassuna é o mais fofo de todos os fofos de todo o universo. casaria com ele djá (se ele já não fosse casado, claro). vontade de jogar pétalas de rosas no chão por onde ele andará, beijar seus pés, fazer cafuné naquela cabeça branquinha.
ele chegou cedo, quatro e meia já estava por lá. eu também cheguei cedérrimo, fui a primeira da fila (se isso não é ser fã desconheço o que seja). e estava tão preocupada em conseguir um lugar, qualquer um, que esqueci do básico: não levei nem a câmera nem os livros que tenho dele pra que ele autografasse. que é claro que no final teve autógrafo. e a editora tinha alguns livros por lá. mas como a angélica já disse e eu nunca vou cansar de repetir, "ser pobre é mesmo uma merda. Mas não é uma merdinha não. É uma merda muito grande". e eu não tinha dinheiros comigo pra comprar um livro lá. perdi a chance da minha vida.
mas tá valendo, que tudo foi bom demais.
ariano suassuna recitou um pedaço de um dos sermões de pe. antônio vieira, poesias; cantou (suassuna já cantou pra você, hein, hein?) e foi ovacionado de pé, muitas vezes. fiquei com lágrimas nos olhos em muitos momentos. ele estava feliz, no seu bom humor habitual. recomendou muitas leituras e falou de brasilidade, cultura, filosofia, literatura, teatro, linguagem, música, arte. uma paixão sem tamanho pelo brasil e nossa cultura. enfatizando que, sim, existe uma cultura brasileira, que uma vez, quando ainda dava aula, quiseram trocar o nome de sua disciplina de história da cultura brasileira para história da cultura no brasil, como se nossa cultura fosse apenas uma entre muitas das manisfestações da cultura ocidental. e, claro, ele não aceitou e fez uma argumentação linda e comovente.
uma sumidade. e eu ali, de cara com tanta fofura.
não tô jogando confete que ele não precisa disso. é que foi ótimo mesmo.

e pensar que tinha cogitado de não ir na aula (ele diz que dá aulas; nada de conferências, palestras. falou ainda dos amigos -- luis fernando de carvalho estava lá, sentado duas cadeiras na minha frente -- e confessou que estava nervoso, que detesta viajar de avião e que preparou a aula, escolhendo como tema dentro de brasilidade e latinidade, o barroco e o popular na cultura brasileira; exibição de fotos e músicas e tals), enfim, cogitei de não ir porque estava toda murcha, pensando nos meus problemas.

não é exagero dizer que ele mudou minha vida.

e depois ainda teve apresentação do conjunto de música antiga da uff, lindo demais. com uma homenagem ao sussuna, um bloco de músicas antigas belíssimas tendo como tema o sebastianismo. e ele, fofo, fofo, fofo, assistiu o espetáculo todo, cumprimentou cada um dos músicos, agradeu mais uma vez à platéia e só depois foi autografar os livros.
+
ainda vai rolar muita coisa bacana por . não percam essa oportunidade.