casa da lulu

domingo, maio 15, 2005

publico mais fotos depois que ainda tenho que aprender a colocar legenda dentro delas (escrever "Foto: Luzia Portugal"). não ria, eu não sei fazer isso. descobri hoje -- e só porque minha irmã falou... -- que tem um photoshop joinha aqui no computador de casa. imagina se eu sei usar, tsc. não costumo fazer isso de colocar meu nome nas fotos. mas muitas pessoas me pediram cópias e elas serão usadas em estudos, pesquisas e eventuais publicações; nada mais justo que colocarem "foto de Luzia Portugal". pode até ser só vaidade; mas, fazendo uma analogia, é como internet: essa casa, como a maior parte dos blogs, é copy left, pede-se apenas que cite a fonte. simples. é só isso que quero com as fotos: usem-nas à vontade, mas citem a fonte (eu! eu! eu! :oD )

....

então que passei a semana feliz, ia jantar ontem com um amigo querido. ele mandou um torpedo, o trabalho de campo está atrasado, liguei pra ele e avisei que não poderia chegar na hora compbina, mas que uma hora mais tarde estaria lá. ele me disse que um amigo + a família (mulher e duas filhas) iriam jantar conosco. beleza. só que o trabalho de campo atrasou mais ainda. estava preocupada, as meninas são pequenas, iriam chiar de fome e não queria causar mal-estar. voltei voando pra casa, estressando todo mundo (estou atrasada, estou atrasada, estou atrasada) fiz uma faxina geral* rápida e liguei pra ele. estou atrasada, dá pra me esperar ou as meninas estão esfomeadas?eles não vão. mas eu não almocei, e não dá pra te esperar, não. estou indo comer. fiquei tão tão despontada e tão irritada.
não dava pra dormir que estava puta demais; nem pra ler, que não ia ter concentração. mas precisava me ocupar. peguei minha máquina e fui costurar a bolsa que estava cortada e bordada há séculos.
quarenta minutos depois ele ligou, poxa, lu, eu estava com fome. vamos no cinema, ou tomar um chopp ou vamos no restaurante, eu te acompanho. ora, pílulas, não era isso que eu queria. queria ter jantado com ele. só que o fófis não pode me esperar. estressei meio mundo pra chegar o mais cedo possível, fiz tudo correndo quando cheguei em casa, e estava tão irritada e de mau humor que não dava mais pra sair, pra ir a lugar nenhum. não era boa companhia nem pra mim mesma. e de mais a mais, eu moro em belford roxo e ele no flamengo. e ele está sem carro, modos que eu teria que me despencar até lá. não.
então vamos ao cinema amanhã, não dá, tenho que estudar, há um monte de textos pra ler pra faculdade. impossível. e de mais a mais, estou tão irritada e desapontada contigo que não quero mais te ver esses dias. mas... e continuou tentando me convencer a sair ontem e/ou hoje. por que os homens são assim? cagam no pau e depois querem limpar. isso me deixa mais irritada que um simples caguei. que com um simples caguei eu tenho certeza que o cara não se importa, que sou um nada pra ele. quando tentam limpar o pau também. mas se não se importa, ora raios, pra que tentar consertar???

....

mas isso foi ontem. e ontem acabei a minha bolsa em tempo recorde. claro que a irritação atrapalhou e ele não ficou exatamente do jeito que eu queria. mesmo assim, está lá prontinha. mau humor? sumiu, escafedeu-se ;-)


* doze horas subindo e descendo morro, pisando em bosta, pulando cerca, andando em trilhas, entrando e saindo de ruínas e de igrejas centárias: estava um lixo. banho, urgente: a água batia na cabeça e eu sentia escorrer quente... faxina pra virar gente novamente.