casa da lulu

terça-feira, abril 26, 2005

vejo no jornal nacional estudantes da uerj, inconformados com a mudança nos critérios do vestibular da instiuição, fazerem uma manifestação durante a reunião da comissão, com direito a palavras de ordem, balbúrdia, apropiração de notas e anotações daqueles que participavam da reunião, rasgando-as logo depois. não vou entrar no mérito se a mudança no vestibular é justa ou não: está sendo votada a nota de corte; quem tirasse menos de dois em cada uma das provas específicas seria eliminado do concurso; a mudança valeria para todos, os que disputam vagas pelas cotas ou não. os estudantes argumentam que isso favoreceria alunos oriundos de escolas particulares.
quem está com a razão? não é isso que quero discutir.
óbvio que os estudantes podem e devem lutar pelas posições que consideram mais adequadas, ainda que estejam equivocados. isso estimula consicência e cidadania, é saudável. não considero saudável tampouco educado interromper uma reunião, tocar o zarau, roubar e rasgar notas e anotações alheias. isso não promove o debate, como os estudantes gostariam.
viver numa democracia é saber que há formas de participação e discussão; e faz parte inclusive perder, aceitar decisões, embora não se concorde com elas -- é a vontade da maioria. cabe lutar pela modificação das regras.
*
a fatima bernardes tá me ofuscando com esse blazer prata e esse cabelo de chapinha, uia. vou ali buscar um óculos de sol.