casa da lulu

terça-feira, abril 05, 2005

no melhor estilo tudo-ao-mesmo-tempo-agora :)
+
olha que notícia boa: Vladimir voltou!
+
essa é a semana egiptomania no discovery channel, todos os dias às nove da noite. embora haja alguns erros conceituais (o egito não foi a primeira civilização e não houve um faraó monoteísta, e por aí vai) o programa de ontem foi excelente.
+
ontem o programa discutia se as obras roubadas dos egípcios, expostas em museus europeus e americanos, deveriam voltar ao seu lugar de origem ou não. muito clara a posição do... (esqueci o nome do egiptólogo egípcio, que é quem efetivamente briga por isso), requisitando que voltem as peças únicas, de valor inestimável e inigualável, deixando claro que não quer que toda e qualquer peça egípcia volte pro país, somente as mais significativas, como o busto de nefertite e a pedra de roseta.
+
patética a posição dos europeus.
+
veja bem, já tinha isso claro antes, que as obras deveriam voltar pro egito. no entanto a edição do programa faz parecer ainda mais patética a posição dos europeus pelo fato do canal se posicional claramente pró-egito (pontos, muitos pontos pro discovery channel).
+
gostaria muitíssimo de saber se a frança aceitaria passivamente que a monalisa pertencesse ao acervo do museu do cairo, por ser espólio de guerra. e que os egípicios, claro, utilizassem a mesma desculpa esfarrapada dos europeus: ora, a monalisa está num lugar onde todos* podem visitá-la. e ainda estimula que os visitantes queiram conhecer a europa [os europeus falam egito].
+
o programa também mostrou a indústria que essas obras movimentam, sustentando a economia de cidades inteiras (como o busto de nefertite numa cidade alemã que eu não lembro o nome) ou sendo altamente rentáveis em outros lugares (como a pedra de roseta, em londres).
+
tem ainda outros absurdos, como um dos obeliscos da entrada do palácio de luxor no centro de uma praça em paris, perto do arco do triunfo. pelo menos os franceses se saíram à francesa,(o tracadilho besta) e não comentaram nada, no lugar de alguma autoridade dar entrevista com uma desculpa estapafúrdia qualquer.
+
além do que, hoje os egípcios possuem toda infraestrutura e tecnologia dos melhores museus e centros de pesquisa do mundo, um investimento maciço em cultura, história e tecnologia (e em museus; tem doze sendo construídos)
+
tem coisas bacanas também: ao se confirmar que uma das múmias de um museu americano era ramsés I, os eua a devolveram ao egito. foi lindo, não só o traslado, como o cortejo fúnebre preparado pelos egípcios, um cortejo muito similar ao original.
+
mudando de saco pra mala, mas ainda falando do egito: bem fazem os portugueses que escrevem egipto, já que de egito (em brasileiro) temos egiPtomania e egíPcios. isso sim, é coisa de português.
+
participo de um grupo de estudos de cultura brasileira chamado NCA - nucleo de cultura aplicada. alem de animada com os temas, temos um trabalho de campo esse mes: a festa de sao jorge. tem um professor fofo nos ajudando (ainda nao fomos oficialmente adotados por ninguem), que ondem deu uma aula maravilhosa sobre pesquisa de campo e historia oral.
+
depois eu conto mais, que ja estou atrasada.

*todos quem, cara pálida???????? por um acaso todas as pessoas do mundo tem grana pra visitar seu país? e os egípcios, que ficam privados das próprias obras, hein, hein???