casa da lulu

quarta-feira, março 09, 2005

lista 10 álbuns mais-mais de música brasileira
(pra saber mais vá lá no idelber, é idéia dele)

[já quase acabando a lista apertei alguma tecla maledeta e sumiu tudo, ai-ai **suspiros**
tentemos de novo:]

10. público, adriana calcanhotto --> é um álbum ao vivo mas não é uma coletânea, então tá valendo, não é? o disco é ótimo e poucas vezes gostei tanto de um show quanto esse.

9. gal costa canta tom jobim ao vivo, gal costa --> escolha afetiva, ótimas lembranças. embora gal costa me deixe entediada às vezes, isso não acontece nesse álbum duplo.

8. acústico mtv, titãs --> podem me tacar pedra e dizer que cabeça dinossauro, go back, õ blésq blom são melhores e coisa e tal. mas essa aqui é a minha lista. façam as suas. e nesse álbum tem os cegos do castelo e pra dizer adeus. já que são só dez álbums e não sobrou espaço pra colocar nando reis na lista, fica a homenagem.

7. ideologia, cazuza --> mais uma escolha afetiva. tudo fervilhava: início de adolescência, muro de berlim caindo, o pânico e preconceito em relação à aids. e esse disco maravilhoso.

6. álbum, barão vermelho --> regravações de ótimas músicas. tem vale o quanto pesa. mas não foi por isso que comprei o cd. um sábado, antes das oito da manhã, recebi uma cantada, er..., cantada literlamente (amor, meu grande amor / não chegue na hora marcada...). foi por isso que comprei o cd. marcou ainda a época de faculdade, junto com Rappa Mundi, d'O Rappa. mas esse cd do barão é bem melhor, modos que.

5. Cassia Eller, Cassia Eller --> ela ainda não era muito conhecida quando lançou esse cd (pra mim, pelo menos). comprei por comprar. paixão à primeira ouvida. foi a primeira vez que ouvi 1° de julho, que o renato russo só gravou tempos depois. e uma versão linda de try a little tenderness. preciso tirar esse cd do carro, dou uma de doida toda vez que o ouço e já vi pessoas olhando pra mim num nisto de susto e peidade.

4. âmbar, maria bethânia --> difícl escolher um só álbum dela. modéstia às favas, a melhor cantora de todos os tempos, esqueçam elis regina.

3. verde, anil, amarelo, cor de rosa e carvão, marisa monte --> me bateu uma leve dúvida: e o mais? só que o cor de rosa e carvão é melhor. simples assim.

2. quatro estações, legião urbana --> porque legião urbana é fundamental. e não dava pra fazer uma lista só com legião....

1. dois, legião urbana --> ... não dava pra fazer uma lista só com legião mas é claro que legião encabeça a lista, nas duas primeiras posições. e mesmo assim foi difícil.

culpa do idelber a minha angústia: poderia ter pedido uma lista com vinte e cinco ou quarenta álbuns. são apenas dez. tudo bem. paciência.
usei um critério meio sem-critério pra escolher os discos: valor afetivo inestimável, na ordem em que me surgiram na cabeça.
muita coisa ficou de fora: os chicos (césar, science, buarque), nando reis, zeca baleiro. tim maia e sua deliciosa dor-de-cotovelo. caetano e gil, com seu tropicália 2. e clara nunes que adorava ouvir o bolachão na casa de uma amiga. não consegui lembrar qual era o álbum, por isso ficou de fora.

ps: 1) tento negar, apagar da memória, fingir que nunca aconteceu. não adianta, os anos oitenta, com todo seu exagero e breguice estão entranhados em mim até agora.
2) os posts estão mais escassos que a vida está uma loucura. não me abandonem.

vocês não fazem idéia, crianças, de como elaborar essa lista mexeu comigo.