casa da lulu

quarta-feira, novembro 10, 2004

é tão estranho ler e ouvir falar sobre "missionários". É o cúmulo da pretensão, não importando as intenções da pessoa-missionária. Há algum tempo (bastante tempo, na verdade, até + ou - o meio do século passado) os "missionários" iam pra África. Como já vieram pro Brasil também, ou alguém tem alguma dúvida que os jesuítas eram "missionários" e trabalhavam (sic), entre outras coisas, pela conversão dos índios?
Agora me diz: alguém pediu pra ser salvo? os "missionários" receberam carta, telegrama, telefonema, fax, e-mail, sinal de fumaça pedindo socorro?
Cada grupo tem sua cultura, valores, crenças. É muita maldade tentar aniquilar isso impondo uma religião.
Sempre tem quem diga: ah, mas eles não impõem nada. Apenas pregam e as pessoas se convertem. Francamente, não sejamos ingênuos a esse ponto. Os "missionários" comem pelas beiradas. Não chegam em algum lugar dizendo que tudo o que você acredita está errado. Mas pintam um quadro onde só há salvação possível na religião dele (aí eu pergunto de novo: quem disse que o povo estava perdido e que precisava de salvação, quem????).
E já disse lá em cima: não me importam as intenções do "missionários", podem até ser as mais louváveis possíveis e ele realmente pode acreditar que está fazendo o melhor por aquela pessoa / aquele povo.
Veja bem: estou falando de missionário e não de ajuda humanitária que são coisas muito distintas. Merece aplauso, honras e louvores as ongs, empresas, onu e pessoas que se dispõem a ajudar outras pessoas/populações a combater uma violência, um surto de uma doença maluca ou uma catástrofe -- quando essa é a intenção; não me refiro a interesses econômicos e religiosos por trás disso; falo de ajuda humanitária e pt saudação.
+
Bem, e foi-se o tempo em que só havia "missionário" em lugares, digamos, diferentes e longínquos. Hoje eles estão no lugar mais exótico possível: ao nosso lado.
Por que estou falando disso? Pois é. É que detesto mesmo quem tenta me converter. Vamos combinar que cada um pode ter a religião que quiser, vivenciá-la da forma que achar correta e ter certeza que ela é o caminho -- para si. Se você está satisfeito, fico feliz, feliz mesmo, não é da boca pra fora. Mas pélamor, não tente me converter dizendo que seu deus isso, que sua igreja aquilo.
Sem perder a compostura digo que:
1) sim, tenho problemas com deus e ele -- se é que existe -- sabe disso;
2) continou no mesmo lugar e ele, sendo o fodão que vocês dizem ser, me acha se quiser.
3) se for o caso, ele se entende comigo; combinamos assim e não é você que vai se meter no meio dessa combinação divina, não é mesmo?
4) obrigada pela preocupação; não estou perdida; não preciso de salvação.
O que me dá nos nervos é que tem gente quie não se manca e continua tentando me converter. Ah, esses "missionários" de tempos pós-modernos. Aí eu me espalho e sou grossa mesmo. Depois até fico com dó, mas o esbregue foi merecido.