casa da lulu

sexta-feira, setembro 03, 2004

Não sou muito de ver tevê, não tenho paciência e fico com a sensação de perda de tempo (já navegar na internet dispensa comentáarios). Mas hoje vó Maria estava aqui em casa e ela adooola tevê. Como ia começar o jornal nacional (escrevi "JN" e apaguei; é intimidade demais e se trata apenas de notícias embrulhadas pra presente, convenhamos). Hoje não. A primeira notícia foi sobre o sequestro das crianças e pais na Rússia. Fiquei chocada e chorei. Levantei logo, não tenho estômago pra isso.
Tive vergonha também. Vergonha que seres humanos, pessoas, sejam capazes de matar crianças e praticar tantos outros atos de crueldade. Chavão, sim: crianças inocentes. Sentimento piegas, talvez. E vergonha. Vergonha de ser tão humana quanto os sequestradores que estavam lá. Porque sei que sentimentos, ambições, convicções e fanatismos podem cegar. Medo porque todos estamos sujeitos a isso.
Em algum momento, todos tiveram vontade de matar alguém: pode ter sido aquela fechada no trânsito, o trabalho bem feito e não reconhecido pelo chefe, o moleque que bateu sua carteira, ou algo [muito] mais grave, não importa. O fato é que essa sanha veio e se foi; não passaram de pensamentos ou, no máximo, cinco minutos de fantasiando amarrar o sujeito e enchê-lo de bolachas.
E há pessoas que surtam -- e atacam. Ou estão tão lúcidas que resolvem chegar às últimas conseqüências.
*
Desejo harmonia.