casa da lulu

segunda-feira, julho 12, 2004

bolinhas
O astrólogo me sugeriu tratamento com homeopatia unicista pra aliviar a tepeême e fazer um trabalho preventivo pra algumas outras ziqueziras. Tenho plano de saúde e lá até tem homeopatas mas eu, ignorante que só, nem sabia que havia divisão na homeopatia e quiçá sabia o que significava um homeopata unicista. Nessas horas nada como ter um oráculo. Digitei lá homeopatia unicista e pronto. 946 páginas, a maior parte delas em espanhol. Até que caí aqui. Instituto Hahnemmaniano do Brasil, Rua Frei Caneca, 94. Pelo endereço pensei que fosse ali no HemoRio, no anexo (?) do Souza Aguiar. Na verdade é da UniRio. Liguei, marquei e depois remarquei a consulta (da primeira vez tive que fazer uma audiência, esses imponderáveis da vida). O detalhe é que é baratésimo: 8 (é, o-i-t-o) dinheiros se é primeira vez e 6 (s-e-i-s) dinheiros se é qualquer outra vez.
A consulta foi quinta-feira passada. Nunca tinha ido a um homeopata. No caso, uma homeopata. Além das tradicionais qual sua queixa principal? e como você veio para aqui?
(o parêntesis é necessário: expliquei pra ela que eu iria virar motivo de chacota pra classe médica carioca; ela fez cara de paisagem; aí tive contar a história do astrólogo, com deltalhes e não resumido como está ali em cima; ela fingiu, é, fingiu que não estava ouvindo aquilo, que tudo o que eu falei era o mais corriqueiro e normal possível. É, descubro que não só os advogados têm histórias fantásticas pra contar... e eu ainda nem acredito que tenha tido coragem de contar a verdade. Poderia ter inventado uma história bonitinha que não me comprometesse: tenho uma amiga que cursa medicina aqui -- e isso é verdade -- e ela me sugeriu marcar uma consulta -- e isso é mentira).
Aí ela me disse que não é unicista. Mas na internet (também não ia dizer assim de cara que tem oráculo por aqui) dizia unicista. (e depois conversando com a farmacêutica de lá descobri que há homeopatas unicistas também atendendo por )
Voltando à consulta: ela me olhou com cara de paisagem com a minha historieta tão butininha acima e ela me vem com umas perguntas surreais. Respondi no melhor estilo "tô bege": o que você gosta de comer? doce? salgado? amargo? ácido? você é mais sozinha ou mais acompanhada? tem namorado? seus pés são frios? e as mãos? é feliz? é mais tímida ou extrovertida? dorme bem? bebe água? sente sede? como são suas fezes? e a urina, é normal? e mais um monte de outras perguntas esquisitas que não lembro agora.
Tudo devidamente respondido e todas as queixas listadas, vem a hora da receita. Pras suas queixas principais (ou seja, tepeême e rinite). Quatro remédios pra tomar, alternadamente, aos domingos, por dezesseis domingos; são uns pózinhos* pra colocar debaixo da língua em jejum. E o jejum da homeopatia é jejum mesmo: antes de tomar café, beber água ou escovar os dentes. E depois do pózinho aguardar meia hora pra fazer qualquer coisa que envolva a boca. Às segundas, quartas e sextas têm o medicamento, digamos, número 5 de manhã e o número 6 de noite. Às terças, quintas e sábados têm o número 7 de manhã e o número 8 de noite. E há ainda o número 9: SOS cólica (a médica escreveu isso na receita, juro).
Fiz a pergunta clássica: posso mandar fazer em qualquer farmácia de manipulação? Claro, desde que seja farmácia homeopática. E onde eu acho uma? Aqui dentro, ali depois da cabine do vigia.
Por cinqüenta e um dinheiros e uns poucos centavos, sábado fui buscar os nove remédios na farmácia escola da UniRio. Acredite, se tivesse mandado fazer em qualquer outro lugar teria ficado mais de 200 dinheiros tranquilamente.
Depois que peguei os remédios, ainda procurei o o número 130 da rua Frei Caneca, que descobri que meu bisavô morou lá (e mais em vários outros endereços, até sossegar na Penha). Hoje está desfigurado, tem um muro branco enorme (e é do lado da UniRio, vejam só) mas deu pra ver um pedacinho de telhado com telhas de barro, no que parece ter sido uma vila. Fiquei pensando no vô José andando ali, pelas mesmas ruas que eu, vivendo tão perto e tão distante ao mesmo tempo.
Enfim, ontem tomei o tal pózinho. E essa noite tive cólicas, a noite toda. Acordei com uma dor de barriga, típica de quando tenho cólicas. Já havia lido que é uma reação normal em algumas pessoas que fazem tratamento homeopático, primeiro os sintomas se acentuam e depois eles somem.
Hoje tomei as bolinhas no número 5. Vamos ver.


* sei que não tem acento em pózinho; é que pózinho sem acento é muito esquisito, não gosto.