casa da lulu

domingo, junho 27, 2004

Ontem foram os festejos propriamente distos do aniversário de mamãe (que sexta-feira foi só um bolinho de sorvete delicioso para cantar parabéns de noite). Primos, primas, tios, vó, afilhada, todos aqui.
E vovó Maria cismou que vai tirar o passaporte português, já que não aguenta mais restrições no exterior e um passaporte europeu sempre ajuda (sim, bem, eu sou falida mas vovó é chique). E não sei porque os documentos de meus bisavós, pais de vovó e portugueses naturamente, não estão com ela.
Aproveitando os festejos de ontem, uma de suas primas (primas da vó, entenda), a Marli, trouxe a carteira de trabalho do vovô da vovó. Deu pra entender? A carteira de trabalho é do pai do meu bisavô, que não sei se é meu trisavô ou tataravô, é demais pra minha cabeça.
Mas então, a carteira de trabalho de Maximino Portugal foi tirada em 1926. Isso mesmo, mil novecentos e vinte e seis, com direito a fotinha dele e uma letra linda do funcionário do governo que preencheu a dita carteira. Linda. Tem o nome dos pais, Manoel Portugal e Maria Rodrigues, o local de nascimento, Enguias, C° Belmonte, Portugal (não sei o que significa o C° Belmonte; se alguém souber, por favor, me conte -- o endereço do e-mail está aí do lado onde está escrito correio; e eu esqueci como é a tag pro mail, só sei que começa mais ou menos com mailto...)
O que achei mais curioso foi a data de nascimento: 15 de dezembro de 1876. Sim, bem, ele nasceu no último quarto do século XIX.
Fiquei admirada. Com que rapidez chegamos tão longe na história da família. Sim, porque conheço várias histórias dele e da vó Maria (esposa dele), além das histórias de vó Joaquina, mãe da minha bisavó Beatriz (temos quatro bisavós e bisavôs e o dobro de tataravós e as histórias são assim, infinitas...).
Marli trouxe ainda umas fotos antiiiiiiiiiiiiiigas que estavam com ela: fotos da vó Maria (não da minha vó; mas da vó da minha vó, também Maria), do meu bisvô José; foto deles dois juntos, tiradas em Portugal, mais ou menos em 1911; fotos dos irmãos de vovó ainda crianças,...
Adoro ver essas fotos, conhecer os rostos de pessoas que me são tão próximas e ao mesmo tempo tão distantes. Memórias.
É incrível olhar as fotos e ver como nos parecemos fisicamente com eles.
É que aqui em casa é assim: Alexandre e Camila, meus irmãos, são iguaizinhos à famiília de papai e muito parecidos entre si. Eu sou talhada como a família de mamãe.
E ver as fotos só me dá mais certeza disso. Tenho o mesmo cabelo, os mesmos olhos e a mesma cor de pele de vó Maria, minha trisavó. E vô Maximino também era assim, mas de feições, por óbvio, diferentes.
Achamos que os Portugal são descendente de mouros, exatamente pelos olhos e cabelos extremamente escuros e o tom da pele, moreno, enquanto europues tem a tez alva. Além da família se chamar Portugal ainda em Portugal, características de cristãos-novos. Mas parte da história perdeu-se no tempo, infelizmente.